Vencedores - imagem: Kristian Sekulic/The Agency CollectionEnquanto esse blog existir, eu falarei sobre esse assunto: plano de negócios! Não me importa que talvez o assunto seja batido e talvez eu fale sempre a mesma coisa, post após post. Se você quer ser um verdadeiro empreendedor – e não apenas um empregado que se revoltou com o chefe e quis abrir uma empresa apenas para não ter mais chefe – você precisa entender e gostar de planejamento. Não há como uma empresa crescer de maneira real e sustentável sem um planejamento, sem uma estratégia definida, sem saber para onde vai.

Parênteses: sua empresa pode crescer sem planejamento e você pode ficar rico assim mas isso não será a regra e dependerá de um negócio chamado sorte. Detalhe, a palavra sorte não costuma ter muito peso no vocabulário empreendedor já que ela ajuda quem trabalha corretamente.

Planejamento de uma empresa não é restrito a um plano de negócios mas ele é um bom começo. A pergunta aqui é “por que você deve fazer um plano de negócios para sua loja virtual?” As respostas são várias mas creio que os principais itens estejam nessa lista.

  • começo repetindo o parênteses da introdução: se você não sabe pra onde vai, qualquer lugar serve, qualquer caminho parece bom. Sem o plano de negócios, você nunca terá um documento formal, feito em um ponto específico do tempo para saber se você atingiu o que queria ou não.
  • ter um plano de negócios não torna você engessado, pois ele pode ser modificado e adaptado com o tempo. Se o mercado mudou em um uma forma que você não previa, é preciso que você mude seus métodos e até mesmo seus caminhos se os antigos não servirem mais. Independente disso, estará lá, no papel, de maneira organizada.
  • o plano de negócios dará a base de quanto dinheiro você precisa! A campanha aqui é contra o achômetro, contra você acreditar que com “tantos mil reais” você terá dinheiro suficiente para bancar a operação quando na verdade precisaria de três vezes. É muito mais fácil resolver isso ainda no planejamento que depois, quando você já está com o cheque especial estourado.
  • alguns dizem que é impossível planejar na economia brasileira e que os dados para as projeções são escassos. Concordo com isso mas você não acha que é muito melhor partir de uma projeção básica do que partir sem nenhuma projeção? Pode até ser que essa projeção inicial esteja incorreta mas é preciso um ponto de partida e você só saberá se o tiver.
  • o plano de negócio é uma base excelente para a definição dos recursos que serão necessários em sua operação. Mais do que isso, você poderá determinar os recursos a serem utilizados ao longo do tempo e saber com antecedência os pontos em que será preciso buscar mais pessoas para a empresa. Em tempos de profissionais escassos, é sempre bom saber com antecedência quando você precisará deles.
  • o melhor do plano de negócios é fazê-lo! Ao pesquisar o mercado e avaliar os cenários para montar o plano, você acaba sendo obrigado a estudar e se preparar. Ainda que depois o plano precise ser jogado fora porque se mostrou inviável, a experiência adquirida é fundamental para as tarefas futuras e quem sabe para fazer um novo plano de negócios em outro mercado.

E a última, que apesar de não ser útil para a maioria dos empreendedores, uma parcela significativa terá proveito nisso: se você precisar buscar um financiamento, você precisará do plano de negócios. Se sua empresa crescer e você precisar de investimentos, você precisará do plano de negócios. Então, por que não começar já?

Plano de negócios para sua loja virtual
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)