Como montar uma loja virtual de sucesso, por Maurício Salvador - imagem: divulgaçãoNo ano passado, quando fiquei sabendo pela primeira vez do livro do Maurício Salvador, já fiquei com vontade de ler. Demorei, mas finalmente comprei o livro e devorei rapidamente as quase 150 páginas e recomendo. O livro sozinho não fará com que você monte sua loja virtual, mas ele pode servir como caminho pra quem está dando os primeiros passos no comércio eletrônico e não entende bem quem são os componentes desse “novo mundo”.

O livro “Como montar uma loja virtual de sucesso” foi escrito por Maurício Salvador, um dos sócios da Ecommerce School, e Alexandre Miranda, ambos com um currículo longo no e-commerce. Com essa base, eles mostram como preparar a sua loja, falando de questões sobre a abertura da empresa e a escolha da plataforma (o Magento mereceu um tópico só pra ele), passando por escolha de fornecedores e preparação do conteúdo. São tópicos importantes que, mesmo longe de esgotar o conteúdo (e não acredito que fosse essa a ideia), vão orientar os iniciantes em sua caminhada.

No que se pode chamar de segunda parte do livro, os autores falam das ações de marketing e como medi-las. Se os leitores desde antes da abertura da empresa já tiverem consciência de que uma loja virtual não vende sozinha e que é preciso investir em publicidade e verificar como ela está se comportando, isso já fará uma grande diferença. Outro ponto abordado é o do atendimento, que sempre é deixado em segundo plano.

Os pontos negativos ficam por conta do projeto gráfico – as páginas do livro poderiam ter um projeto que agradasse aos olhos – e alguns problemas de revisão. Aliás, essa crítica vale para todos os livros, que cada vez mais passam a impressão de que deixaram a revisão ortográfica em segundo plano. Algumas menções sobre cursos de e-commerce também acabam por romper a naturalidade da leitura, sem no entanto serem ofensivas.

De um modo resumido, “Como montar uma loja virtual de sucesso”  não é um livro pra quem já tem base no e-commerce. Ele vai ser melhor aproveitado por quem está começando e precisa ter a visão geral do negócio. Independente disso, é um livro a somar na coleção de obras sobre o comércio eletrônico, no Brasil e escrito por brasileiros. O livro não está disponível para compra nas grandes lojas, mas você encontra direto no site da Ecommerce School.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

Deixe uma resposta