É interessante como a competição em lojas virtuais se dá em um nível muito mais dinâmico do que em lojas físicas, apesar de ser feroz em ambos os níveis. Como vendem os mesmos produtos e a fidelidade dos clientes no e-commerce é praticamente nula, a decisão de compra recai quase sempre em torno do preço praticado pelo lojista. Os potenciais consumidores conseguem fazer suas pesquisas em poucos cliques de mouse e, com diferentes lojas abertas em diferentes abas, tomam a decisão pela loja que oferece o melhor valor, já que o restante dos fatores normalmente são muito semelhantes.

Se o preço é um importante fator na hora da venda, como está o seu controle sobre ele? Você conhece seus concorrentes e os monitora? Você avalia como estão os seus preços em relação às lojas concorrentes? Você sabe quantos de seus produtos têm preços melhores que eles? E quantos têm preços mais caros (e que portanto, podem estar prejudicando seus resultados)? Quando se tem poucos produtos e poucos concorrentes, em um mercado não tão dinâmico, a função de analisar a concorrência não é difícil. Mas o que fazer quando você gerencia uma loja com 5 ou 10 mil produtos, em um mercado altamente competitivo, em que os preços mudam constantemente?

tela do Upstream Commerce - imagem: divulgaçãoDesde a metade do ano passado, eu sou um dos parceiros certificados da Upstream Commerce aqui no Brasil. A Upstream é uma ferramenta online de monitoramento de preços que, a partir da lista de produtos de sua loja virtual e da simples indicação das lojas de seus concorrentes, consegue monitorá-los e capturar os preços praticados, em um nível de comparação superior aos principais concorrentes. A ferramenta foi desenvolvida por dois especialistas israelenses em TI e inteligência artificial e permite que você tenha informações como:

  • posicionamento de seus produtos em relação aos seus concorrentes: quantos produtos têm preços mais baratos que os deles, quantos produtos estão com preços mais altos, quantos estão com preços similares
  • evolução dos preços ao longo de um período, podendo identificar tendências
  • avaliação de preços dentro de uma determinada categoria ou departamento
  • disponibilidade de estoque dos produtos nas lojas concorrentes
  • composição do seu catálogo de produtos frente aos seus concorrentes: quais produtos você tem que seu concorrente não oferece e vice-versa

Baseado nessas informações (e em inúmeras variações a partir de filtros, alertas e relatórios customizados), você pode tomar decisões como melhorar sua margem de preço em um produto que sua concorrência não tenha ou que apresente preços abaixo do mercado ou adequar preços que estejam acima dos praticados pela concorrência e que você não esteja conseguindo vendas. Informações como essas também são essenciais para definição de mudanças em catálogos de produtos ou negociações com fornecedores.

A ferramenta é voltada para médias e grandes empresas, já que o plano de entrada, o Standard, atende 6 mil produtos, com 5 concorrentes monitorados. Esse plano é mensal e tem uma fidelidade de 12 meses, já que não se cobra taxa de setup. Se você quiser saber mais, visite a página da Gugliotti Consulting na internet e conheça todos os detalhes da ferramenta.

Como você monitora os preços da concorrência?
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